Pular para o conteúdo principal
Prática educativa e Empoderamento na relação de cuidado;

A educação destina-se a formar a consciência crítica e a autonomia, onde requer a escuta ativa e o diálogo aberto, uma vez que o objetivo final da educação não é apenas uma compreensão da informação, mas sim incentivar as pessoas a definir os seus próprios problemas, encontrar as soluções para si e lidar de forma eficaz, independentemente do  aspecto emocional.

Estratégias que buscam promover a saúde de doentes crônicos através do ensino de práticas de auto-observação, realização de autoexames e de exercícios físicos podem, em muitas situações, ser modos de exercício de um poder disciplinador através da anátomo-política e da biopolítica que se exerce sobre os corpos individuais e sociais.


Para o funcionamento, a anatomo-política requer, muitas vezes, a estruturação de um sistema disciplinador de recompensas e de micro penalidades e a produção de uma subjetividade social que tem como fundamento a responsabilização individual a “confissão” de possíveis transgressões. Essas tecnologias de poder, desenvolvidas com intuito de disciplinar, transformar e melhorar os seres humanos, constituem em última instância processos de subjetivação, é comum constatar que na relação entre profissionais de saúde e usuários do sistema a escolha saudável, é apresentada como a escolha ideal, para uma vida mais saudável possível.

Algumas doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, dentre outras, requerem uma intervenção constante não só medicamentosa, mas também mediante ao acompanhamento conjunta a orientação, para que se consiga maior resolutividade no tratamento, na cura e eliminação estas, cabíveis, por intermédios de ações de “educação em saúde” integradas ao dia a dia.

Uma pessoa esclarecida, familiarizada de sua condição de patológica, tende a ser mais zelosa e envolvida em seu tratamento tende a sentir-se mais segura e esperançosa quanto à evolução e prognóstico de sua patologia. Desta forma, os profissionais de saúde ao lidarem com indivíduos crônicos, devem ter em mente que o cuidado é uma visão holística englobando vários aspectos físico-patológico, onde se terá o êxito almejado.  

Em um cenário onde o cuidado em saúde tem um papel importante especialmente no gerenciamento das doenças crônicas, muito se tem falado em empoderamento do paciente em promoção de saúde. Foi em torno dessa questão que em 2012 aconteceu à primeira Conferência Europeia de Empoderamento do Paciente (European Conference on Patient Empowerment), organizada entre outras entidades pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Mas o que seria empoderar o paciente?

Segundo a organização “European Patients Forum” significa; “promover o desenvolvimento e a implementação de políticas, estratégias e serviços de saúde que capacitem os pacientes a se envolver no processo de tomada de decisão e gestão de sua condição de acordo com a sua preferência, enquanto aumenta a consciência sobre os seus direitos e responsabilidades.”




Princípios e Evolução da Promoção à Saúde;


Na estratégia de Promoção à Saúde, a constituição de políticas públicas saudáveis, a criação de ambientes sustentáveis, a reorientação dos serviços de saúde, o desenvolvimento da capacidade dos individuais e o fortalecimento de ações comunitárias, encontram-se princípios da importância de se atuar nos determinantes causadores da saúde, participação social e da necessidade de elaboração de alternativas às práticas educativas que se restringem à intervenção sobre os hábitos e estilos de vida individuais.


Condições de vida para a saúde dos indivíduos, como pré-requisitos essenciais a necessidade de uma maior justiça social, a Equidade, a Educação, o saneamento (habitação) e salários apropriados, para que se possam garantir condições dignas de vida e possibilitar que indivíduos e coletivos tenham um maior controle sobre os determinantes da saúde que são alguns dos objetivos centrais da Promoção à Saúde.




Reflexões sobre empoderamento e Promoção à Saúde da perspectiva crítico-social;

Na origem do conceito e estratégia de empoderamento encontra-se a psicologia comunitária de auto ajuda e em especial, práticas sociais surgidas a partir das reinvindicações e lutas dos movimentos sociais ocorridos nas décadas de 1960 a 1980 em diversos países. Paulo Freire é citado, neste contexto, como um teórico inspirador de parte da literatura sobre empoderamento, produzida por teóricos e profissionais da saúde comprometidos com a mudança social e o fortalecimento de práticas cidadãs questionadoras .

É possível afirmar que os princípios que sustentam as formulações libertárias e progressistas de Promoção à Saúde situam-se dentro do paradigma crítico-social21. Observasse que teorias estruturalistas fundadas na constatação da existência de classes sociais, na denúncia da opressão e da exclusão de grupos sociais como o feminismo e o neo-marxismo, dentre outras, embasam a produção de conceitos como a determinação social do processo saúde-doença e o empoderamento. O pensamento crítico-social, fatos que compõem o cotidiano têm sempre inscrições ideológicas, pois, todas as formas de pensar e fazer estão permeados por relações de poder que necessitam ser problematizadas e compreendidas de relações sociais e históricas que tendem a naturalizar e reproduzir desigualdades.

Sob a influência de Paulo Freire e outros autores, desenvolve-se no interior do projeto de Promoção à Saúde a noção de empoderamento comunitário, que busca a ideia da saúde como um processo de coletivos sociais por seus direitos.

O empoderamento social não significa a negação dos elementos que compõem o empoderamento psicológico, uma vez que reconhece a importância do agenciamento humano, de buscar enfrentar as causas da iniquidade social que  nos ajudam a refletir criticamente sobre o uso reducionista de estratégias e ações de empoderamento que levam muitas vezes à culpabilização das vítimas sociais ao hiperdimensionar a responsabilidade individual sobre os problemas de saúde.




É importante estarmos atentos para que possamos questionar e refletir sobre alguns aspectos da vida e então ser reconhecida como uma pessoa sadia, reflexiva, comprometida, responsável, emocional e cognitivamente generosa é efeito do empoderamento. 




Referências Bibliográficas; 

Freitas MC, Mendes MMR. Condição crônica: Análise do Conceito no contexto da saúde do adulto. Rev Latino-am Enfermagem 2007; 15(4):590-597.

Organização Mundial da Saúde (OMS). Cuidados inovadores para condições crônicas: componentes estruturais de ação. Brasília: OMS; 2003.


Carvalho SR.Os múltiplos sentidos da categoria "empowerment" no projeto de Promoção à Saúde. Cad Saúde Pública 2004;4(20):1088-1095. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise do perfil comportamental... Como as pessoas pensam! Cada ser humano possui formas distintas de agir e de se comportar diante das mais diversas situações, é fundamental que saibamos respeitar a individualidade das pessoas, pois, sabemos que os nós não somos iguais, e temos nossas preferências, pontos fortes e fracos e pontos de progressos, melhorias, obtendo tolerância, empatia e respeito pela diversidade. Um autor e pesquisador americano  Ned Herrmann, de  pensamento criativo da teoria da dominância cerebral, e também fundador do Whole Brain Technology, criou dois eixos, um deles:  Racional ao Intuitivo , e o outro eixo do  Instintivo ao Intelectual .  Ele observou que a forma de pensar variava, sendo que podiam ser encontrados nos mais diversos graus, ou seja, um indivíduo não é apenas um perfil comportamental ou outro, mas sim uma composição deles. Não existe um perfil melhor que o outro, são apenas formas de interagir com o mundo e consigo
O Empoderamento da pessoa humana e sua relação com a democracia: Considerações sobre as fases do desenvolvimento humano; No processo de empoderamento há duas faces, Interdependentes: a  Dimensão Psicológica  e a  Dimensão Política . A primeira refere-se ao desenvolvimento de um determinado modelo de autoconhecimento, através do qual as pessoas adquirem e fortalecem seu sentimento de poder, de competência, de autovalorização e autoestima. A segunda implica-se na transformação das estruturas sociais visando à redistribuição de poder, produzindo mudanças das estruturas de oportunidades da sociedade. Essas dimensões do empoderamento, o desenvolvimento de competências e da capacidade de enfrentar situações difíceis ocorre nos espaços da micropolítica cotidiana e é fortalecido no espaço da política macro, à medida que as pessoas se apropriam de habilidades de participação democrática e do poder político de decisão. Com isto, toda definição do ser humano e das fases do de