Pular para o conteúdo principal
O Empoderamento da pessoa humana e sua relação com a democracia:


Considerações sobre as fases do desenvolvimento humano;


No processo de empoderamento há duas faces, Interdependentes: a Dimensão Psicológica e a Dimensão Política. A primeira refere-se ao desenvolvimento de um determinado modelo de autoconhecimento, através do qual as pessoas adquirem e fortalecem seu sentimento de poder, de competência, de autovalorização e autoestima. A segunda implica-se na transformação das estruturas sociais visando à redistribuição de poder, produzindo mudanças das estruturas de oportunidades da sociedade. Essas dimensões do empoderamento, o desenvolvimento de competências e da capacidade de enfrentar situações difíceis ocorre nos espaços da micropolítica cotidiana e é fortalecido no espaço da política macro, à medida que as pessoas se apropriam de habilidades de participação democrática e do poder político de decisão.

Com isto, toda definição do ser humano e das fases do desenvolvimento, devem ser vistas e consideradas apenas como meios de melhor compreendê-lo e não como “determinações” de quem é o ser humano.

Falar da natureza humana é falar dos aspectos e das manifestações do homem, é conceber que o ser humano se transforma ao caminhar e que também transforma o caminho em que anda.


No processo de empoderamento há duas faces, interdependentes, de uma mesma moeda: a dimensão psicológica e a dimensão política. A primeira referese ao desenvolvimento de um determinado modelo de autorreconhecimento, através do qual as pessoas adquirem ou fortalecem seu sentimento de poder, de competência, de autovalorização e autoestima. A segunda implica na transformação das estruturas sociais visando à redistribuição de poder, produzindo mudanças das estruturas de oportunidades da sociedade. Nessas dimensões do empoderamento, o desenvolvimento de competências e da capacidade de enfrentar situações difíceis ocorre nos espaços da micropolítica cotidiana e é fortalecido no espaço da política macro, à medida que as pessoas se apropriam de habilidades de participação democrática e do poder político de decisão (Herriger, 2006b). 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prática educativa e Empoderamento na relação de cuidado; A educação destina-se a formar a consciência crítica e a autonomia, onde requer a escuta ativa e o diálogo aberto, uma vez que o objetivo final da educação não é apenas uma compreensão da informação, mas sim incentivar as pessoas a definir os seus próprios problemas, encontrar as soluções para si e lidar de forma eficaz, independentemente do  aspecto emocional. Estratégias que buscam promover a saúde de doentes crônicos através do ensino de práticas de auto-observação, realização de autoexames e de exercícios físicos podem, em muitas situações, ser modos de exercício de um poder disciplinador através da anátomo-política e da biopolítica que se exerce sobre os corpos individuais e sociais. Para o funcionamento, a anatomo-política requer, muitas vezes, a estruturação de um sistema disciplinador de recompensas e de micro penalidades e a produção de uma subjetividade social que tem como fundamento a responsabilização ind
Análise do perfil comportamental... Como as pessoas pensam! Cada ser humano possui formas distintas de agir e de se comportar diante das mais diversas situações, é fundamental que saibamos respeitar a individualidade das pessoas, pois, sabemos que os nós não somos iguais, e temos nossas preferências, pontos fortes e fracos e pontos de progressos, melhorias, obtendo tolerância, empatia e respeito pela diversidade. Um autor e pesquisador americano  Ned Herrmann, de  pensamento criativo da teoria da dominância cerebral, e também fundador do Whole Brain Technology, criou dois eixos, um deles:  Racional ao Intuitivo , e o outro eixo do  Instintivo ao Intelectual .  Ele observou que a forma de pensar variava, sendo que podiam ser encontrados nos mais diversos graus, ou seja, um indivíduo não é apenas um perfil comportamental ou outro, mas sim uma composição deles. Não existe um perfil melhor que o outro, são apenas formas de interagir com o mundo e consigo